Aos 75 anos, morre Jair Rodrigues, ilustre cantor do MPB

Nesta quinta-feira (8), morreu aos 75 anos, o cantor. Jair Rodrigues. Ele foi encontrado na sauna de sua casa na Granja Viana, nesta manhã. Segundo o empresário do cantor, ele morreu de infarto no miocárdio. Jair vai ter velório aberto ao público na Assembleia Legislativa de São Paulo ainda hoje, às 20h, e enterrado nesta sexta-feira (8), às 11h, no Cemitério Gethsemani, no Morumbi. O enterro será apenas para amigos e familiares. 
A roupa que o cantor vai usar para ser enterrado, um terno completamente branco, também está no local. O filho dele, Jairzinho, também está lá, mas não quis falar com a imprensa. 

Último show
O cantor fez show no Auditório do Ibirapuera no dia 5  de abril com ingressos esgotados. De acordo com o empresário, o último show realizado pelo cantor foi nesta terça-feira, dia 6 de maio, em São Lourenço da Serra (MG).
Em ambos, a base do show era o lançamento do álbum duplo Samba Mesmo que reúne 26 músicas nunca antes gravadas por Jair. Entre elas estão Fita Amarela, de Noel Rosa; Serenata, de Vicente Celestino; Eu não Existo sem Você, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; e No Rancho Fundo, de Lamartine Babo e Ary Barroso, que Jair gravou com Luciana Mello e Jair Oliveira — e a qual cantam juntos na apresentação. Além delas, três inéditas: Se Você Deixar, de Roque Ferreira; Todos os Sentidos, de Martinho da Vila; e Força da Natureza, do próprio Jair, com Carlos Odilon e Orlando Marques.

Corais e bares
Jair Rodrigues nasceu em Igarapava, interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939. Depois de passar a infância e adolescência cantando em corais de igreja, começou a carreira profissional como crooner, em 1957. No ano seguinte, participou de seu primeiro concurso de calouros.
Na década de 1960, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como engraxate, mecânico, servente de pedreiro e ajudante de alfaiate, enquanto tentava se estabelecer na música. Começou a se destacar cantando sambas.
Seu primeiro sucesso foi Deixa Isso pra Lá, eternizada pela clássica coreografia que fazia, sempre gesticulando com as mãos. Jair Rodrigues ganhou o Brasil ao interpretar a hoje clássica Disparada, de Geraldo Vandré, vencedora do Festival da Canção de 1966, junto de A Banda, de Chico Buarque, defendida por Chico e Nara Leão.

Família
Além de uma carreira, Jair Rodrigues construiu uma família musical. Com Clodine, ele teve dois filhos, Luciana Mello e Jair Oliveira. Desde pequenos, os dois tomaram gosto por cantar. Jair Oliveira e Clodine estavam há 40 anos juntos e, até hoje, se mostravam apaixonados. Ele, sempre que podia, se declarava para ela, como esta vez, em 2011, quando completavam 37 anos juntos. 
— Minha querida Claudine, desde quando eu a conheci parece que a nossa união foi tamanha que nós temos um só coração. 

Jairzinho, como ficou conhecido, alcançou um enorme sucesso nos anos 80 com a turma do Balão Mágico. Ao lado de Tob, Mike e Simony, ele tinha um programa infantil na TV Globo e, juntos, gravaram muitos discos — todos sucessos de venda. Após o fim do Balão Mágico, fez uma parceria com Simony e, juntos, lançaram um álbum chamado Jairzinho e Simony. A música "Coração de Papelão" foi um sucesso. 
Luciana Mello também começou cedo. Aos 7, pegou o finalzinho do Balão Mágico e iniciou sua carreira de cantora. Depois, Luciana e Jairzinho fizeram um grupinho infantil chamado a Patrulha do Barulho. Jairzinho também fez parcerias com o pai, como nesse álbum que comemorou os 20 anos de carreira de Jair. Na adolescência e início da juventude, os filhos foram estudar. Jairzinho foi para o exterior se especializar em música.
As parceiras entre irmãos aconteceram em três álbuns de Luciana, Assim que se faz (2000), Olha pra mim (2002), e Da Cor do Pecado (2004). Jairzinho é casado com a atriz Tânia Kalill e tem duas filhas, Isabella e Laura. Luciana é casada com Ike Levy e tem uma filha, Nina. A família tem um restaurante na Granja Viana, em São Paulo, chamado Escondidinho. 

Jair e Elis Regina

A amizade dos dois começou nos bastidores do programa Almoço com as Estrelas, da TV Tupi. Ambos estavam na mesma gravadora e começaram a conversar. Já no programa, Airton Rodrigues, apresentador da atração, percebeu a afinidade entre os dois e pediu para que cada um cantasse a música um do outro.
Em 1965, eles voltaram a se encontrar em um show e tiveram a ideia de gravar um pout-pourri com canções de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Cartola, Zé Keti e outos grandes nomes da música brasileira. Em 1965 os dois lançaram o disco ao vivo "Dois na Bossa" que fez muito sucesso e os levou a apresentar o programa Fino da Bossa no mesmo ano, na TV Record.
Em 1966 e 1967 eles repetiram a dose e lançaram dois outros volumes da série de pout-pourri. Mesmo após as parcerias, eles nunca perderam o contato e cultivaram a amizade. A Pimentinha também se tornou amiga de Clodine, esposa do cantor. 




COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Aos 75 anos, morre Jair Rodrigues, ilustre cantor do MPB"

Postar um comentário

Redes Sociais

Follow Us